Apresentação


O programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA), atualmente em nível de mestrado, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com o Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia (EMBRAPA-RO) tem por objetivo a formação de profissionais de excelência para atender as demandas crescentes da Amazônia por Inovação Científica e Tecnológica para o desenvolvimento sustentável.

Desta forma, o programa tem sua área de concentração intitulada como “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável” por entender que um dos caminhos possíveis para a resolução de problemas na Amazônia é dependente de uma visão ampla, multidisciplinar, das especificidades regionais e que reconheça as interações existentes entre os sistemas naturais e antrópicos, alvo de investigação das Ciências Ambientais.

O programa reconhece que o desenvolvimento sustentável da região passa pelo conhecimento da sociobiodiversidade existente, assim como do estabelecimento de técnicas e tecnologias agrícolas que permitam o uso racional dos recursos naturais e que reconhecem as diferentes formas de manifestação do conhecimento das populações tradicionais.

 

Objetivos

 

1. Formar professores e pesquisadores na prática da pesquisa interdisciplinar capazes de:

a. analisar, avaliar, diagnosticar, monitorar e valorar o ambiente;

b. compreender as dinâmicas ambientais e seus efeitos nos fenômenos naturais, econômicos, sociais e culturais;

c. executar atividades de pesquisa vinculadas às ciências do ambiente;

d. Aprofundar questões teórico-metodológicas que envolvam fenômenos naturais, sociais e culturais locais, regionais e nacionais.

2. Promover a produção científica e acadêmica, em Ciências Ambientais, voltada para:

a. o estudo das dinâmicas ambientais, considerando seus fixos, fluxos e demais capitais naturais, em função do bem estar da presente e das futuras gerações humanas;

b. gerar pesquisas interdisciplinares com ênfase em conservação, monitoramento, manejo, análise de impactos ambientais e sua mitigação;

c. indicar estratégias, métodos e outras soluções para apoiar o uso sustentável de recursos naturais e redução de impactos ambientais;

d. aprimorar formas as técnicas de produção agropecuária e florestal, permitindo a integração entre elas e uma menor pressão sobre áreas com florestas nativas.

3. Consolidar e ampliar parcerias com a sociedade local e os pesquisadores de instituições locais, nacionais ou estrangeiras para a pesquisa interdisciplinar, enfatizando-se a necessidade de dialogo entre os saberes e de articulação interinstitucionais de maneira a fomentar a produção e o debate científico sobre a temática em as Ciências Ambientais na Amazônia.

 

Missão

 

Contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação em Ciências Ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

 

 

Visão

 

Ser reconhecido como centro de excelência em ciência, tecnologia e inovação em Ciências Ambientais na Amazônia.

 

 

Valores

 

São valores irrenunciáveis ao PGCA:
a) ética e bioética;
b) responsabilidade socioeconomicoambiental;
c) sinergia e compromisso;
d) excelência e pioneirismo;
e) cooperação interinstitucional;
f) técnicas e tecnologias sustentáveis para a Amazônia.