Disciplinas


Componentes curriculares

Prezando pela formação de recursos humanos de elevadas capacidade em lidar com os problemas ligados a temática ambiental, os componentes curriculares das atividades acadêmicas discentes no PGCA são formados por:
i - Disciplina Obrigatória: São componentes curriculares que propiciam fundamentos do campo de conhecimento socioambiental e que favoreçam a interdisciplinaridade e ambiência dos iniciantes no curso.
ii - Disciplinas Optativas: São componentes curriculares flexíveis à escolha dos discentes destinados a integrar e contribuir para o aprofundamento específico respectivo ao tema da pesquisa.
iii - Seminários Livres e Temáticos: São componentes curriculares de oferta obrigatória pelo PGCA, transversais, que envolvem atualização temática, bem como divulgação e intercâmbios de produção científica, permitindo a discussão coletiva dos resultados de pesquisa desenvolvidos no PGCA.
iv - Publicações: São componentes curriculares voltados a disseminação das aprendizagens produzidas no PGCA e difusão do conhecimento.

Desta forma, as atividades acadêmicas foram classificadas em:

i - Formativas: Aquelas que se destinam ao embasamento teórico, técnico e científico contidos no PGCA, com enfoque interdisciplinar no âmbito das Ciências Ambientais;
ii - Aprofundamento: Aquelas que se ocupam de especializar a discussão dos projetos desenvolvidos no curso, particularmente de seus conceitos, temas, problemas, técnicas e sentidos que, envolvidos no âmbito do desenvolvimento socioambiental em seus aspectos políticos e científicos, propiciam a relevância, verticalização e atualização do debate das Ciências Ambientais.
iii - Integradoras: Aquelas voltadas à dinamização do curso, atualização, abordagem política, científica e tecnológica das questões socioambientais e pertinência do PGCA;
iv - Contribuição Acadêmica: Aquelas que surgem a partir da produção intelectual própria do discente em seu percurso no curso, como síntese de seus avanços no campo de conhecimento pretendido sob o acompanhamento e contribuição do orientador.

Deste modo, a integralização dos créditos e o percurso formativo dos acadêmicos do curso de pós-graduação em Ciências Ambientais, seguirá o seguinte quadro:

Tipo

Caráter

Componentes

¹C.H.

Créditos

Obrigatório

Formativo

Disciplinas obrigatórias

80

4

Obrigatório

Integrador

Seminários: Livre e temático

40

2

Optativo

Aprofundamento

Disciplinas optativas; tópicos especiais

340

17

Optativo

Contribuição acadêmica

²Publicação: Avaliado por pares

-

até 6

Créditos mínimos para requerimento de defesa

24

Obrigatório

Contribuição acadêmica

Dissertação

-

12

Créditos mínimos para conclusão de curso

36

¹ Um crédito equivale a 20 horas aula.
² A somatória dos créditos em publicações não poderá ser superior a 6 (seis).

 

CURRÍCULO 2018/2 – Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais

 

Créditos em disciplinas/atividades Obrigatórias

  • MCA30040 - Sociedade, Ambiente e o desenvolvimento na Amazônia (4 créd.) –Izaias M. Fernandes (RM)
  • Estágio em Ensino com 20h (1 créd.) ou 40h (2 créd.) (LP: ambas)
  • MCA30043 - Seminários I 20h (1 créd.): José Roberto Vieira Júnior (PVH)
  • MCA30044 - Seminários II 20h (1 créd. – pré-req.: Seminários I.): Marta Silvana Volpato Sccoti (RM)

TOTAL: 7 Créditos (podendo chegar a 8, caso o discente opte por 40h de Estágio em Ensino)

 

O Mestrando terá outros 17 créditos (ou 16 créditos) a cumprir em Disciplinas ou Publicações, conforme abaixo.

 

Créditos por publicação (Optativo)

  • Crédito por publicação (1 a 6 créditos = A1: 6; A2: 5; B1: 4; B2: 3; B3: 2. Trabalho completo, inclusive em evento: 1 (até 3 trabalhos). Máximo em créditos por publicação: 6 créditos. LP: ambas).

 

Créditos em disciplinas Optativas (ao menos 10 créditos serão cumpridos em disciplinas Optativas)

Oferta no 1º semestre (janeiro a julho)

 

Oferta no 2º semestre (agosto a dezembro)

 

Disciplinas extraordinárias: Tópicos em Ciências Ambientais (Optativa)

  • Tópicos em Ciências Ambientais – a ser ofertada quando houver demanda (exemplo: convidado externo, tema relevante/emergente, etc): créditos e ementa a definir. Obs.: a ementa é específica e a disciplina extraordinária/isolada, mas constará no respectivo Calendário do 1º ou 2º semestre.
  • 2018/2 - Tópicos em Ciências Ambientais: MCA30039 - La investigación científica aplicada a las cuestiones ambientales (3 créd. LP: ambas): Eduardo Candido Franco Rosell

 

Créditos pela Dissertação: 12 créditos

 

Integralização do Curso: 36 créditos